NOTICIAS: Interesse Público / Como bloquear ligações de telemarketing no PROCON e na ANATEL!!!

- Você recebe mensagens spam ou ligações indesejadas? Então esse tutorial sobre como bloquear ligações de telemarketing é pra você. Hoje em dia, é possível se cadastrar nos programas Não Me Perturbe da ANATEL e Não Me Ligue do PROCON, para impedir que empresas entrem em contato para oferecer produtos e serviços. Você também pode ativar recursos dos próprios sistemas Android e iOS (iPhone) contra essas práticas abusivas. Veja cada uma dessas opções abaixo:
Como identificar ligações de telemarketing?
Fique atento ao prefixo 0303 na ligação: desde 2022, o governo e a Anatel determinaram que todas as ligações de telemarketing devem obrigatoriamente usar o prefixo 0303 antes do número da chamada. Essa medida foi implementada devido ao grande número de reclamações dos usuários de celulares e telefones fixos. Por isso, caso uma chamada não identificada comece com esse prefixo, você pode se recusar a atendê-la.
Não Me Perturbe da ANATEL
O portal Não Me Perturbe da ANATEL é uma lista nacional destinada a consumidores que não desejam receber ligações de telemarketing de empresas dos setores de telecomunicações e instituições financeiras. Após o cadastro, em até 30 dias, o consumidor deixará de receber chamadas e mensagens de empresas com promoções e produtos como:
Serviços de telecomunicações: telefonia fixa, telefonia móvel, banda larga e TV por assinatura das prestadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo.
Produtos financeiros: empréstimo consignado e cartão de crédito consignado das instituições financeiras Agibank, BMG, BRB, BV, Banco Alfa, Banco C6 Consignado, Banco Master, Banco do Brasil, Bancoob, Banpará, Banrisul, Bradesco, Bradesco Financiamentos, CCB Brasil, CCB Brasil Financeira, Caixa, Cetelem, Daycoval, Digio, Facta Financeira, Financeira Alfa, Inter, Itaú Consignado, Itaú-Unibanco, Mercantil do Brasil, Mercantil do Brasil Financeira, PAN, Paraná Banco, Safra, Santander / Olé, Sicredi e Zema Financeira.
Exceção: chamadas que não estejam relacionadas à oferta de produtos e serviços (telemarketing ativo) não são abrangidas pela plataforma. Isso inclui ligações para confirmação de dados, prevenção a fraudes, realização de cobranças e retenção de solicitações de portabilidade, com ou sem oferta de refinanciamento.
Até agosto de 2022, mais de 5,7 milhões de usuários já haviam se cadastrado na plataforma, e mais de 5,6 milhões de números de telefones foram incluídos para bloqueio. O acesso ao Não Me Perturbe também pode ser feito por aplicativos Android e no iOS (iPhones). Acesse aqui...para visualizar a íntegra desta noticia...Fonte - Fornecido por Showmetech / VIA - MSN.